31 de maio - DIA MUNDIAL SEM TABACO

TODOS NESSA LUTA!





CÂNCER DE PULMÃO

O câncer de pulmão é o tumor que mais mata homens e mulheres. Sua incidência mundial aumenta 2% ao ano segundo dados do INCA. A doença é definida por um tumor que se desenvolve no tecido pulmonar e pode ser de dois tipos: o de pequenas células e o de não pequenas células.
Os tumores de células não pequenas são mais frequentes e normalmente se espalham para diferentes partes do corpo de forma mais lenta do que os tumores de pequenas células. Estes se caracterizam por crescimento rápido e grande capacidade de disseminação, mas tem alto grau de resposta ao tratamento, embora raramente isto resulte em cura.

Fatores de risco
O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão e é responsável por 90% dos casos, segundo o INCA.
Para o fumante, quanto maior o número de cigarros e o tempo que ele fumar, maior o risco de câncer de pulmão. Caso pare de fumar, o risco da doença diminui ano a ano, à medida que as células normais substituem as células anormais. O fumante passivo também tem sérios riscos de desenvolver câncer de pulmão.
Outras causas estão no radônio (gás radioativo do solo), e substâncias presentes no local de trabalho, como asbestos. Quando a exposição a uma substância que pode causar câncer se soma ao tabagismo, o risco se multiplica.
Fatores dietéticos, ou seja, baixo consumo de frutas e verduras, doença pulmonar obstrutiva crônica e fatores genéticos também devem ser considerados.

Sintomas
Alguns dos principais sintomas incluem:
- Tosse persistente ou que vem piorando com o tempo;
- Dor no peito constante;
- Escarro com sangue;
- Perda de fôlego, chiado ou rouquidão;
- Pneumonia ou bronquite recorrente;
- Inchaço em face e pescoço;
- Perda do apetite ou perda de peso;
- Cansaço.

Tratamento
É importante um diagnóstico para saber o estado geral do paciente, o tamanho do tumor, o estágio e a localização.
A quimioterapia é uma forma de tratamento para o tumor que pode curar, reduzir ou impedir que se espalhe. Ela pode ser combinada com radioterapia nos pulmões em pessoas que tenham a doença limitada.
A cirurgia é a operação para remoção do tumor e só é considerada para os tumores que não se espalharam. Alguns são inoperáveis devido ao tamanho ou localização. Quimioterapia ou radioterapia serão necessárias depois da cirurgia.
Na cirurgia existem três procedimentos: a ressecção segmentar, no qual se retira uma pequena parte do pulmão, a lobctomia que retira um lobo inteiro do órgão e a pneumectomia que remove todo um pulmão.

Prevenção
O combate ao tabagismo é uma das mais importantes e eficazes formas de prevenção. A ação permite a redução do número de casos e a mortalidade.
Tanto o tabagismo ativo quanto o passivo devem ser evitados.

Fonte: EcoDesenvolvimento.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário